kamelo
papo de kamelo
Recife terá marco zero nos ecossistemas de inovação
0:00
-19:37

Recife terá marco zero nos ecossistemas de inovação

o convênio entre a Prefeitura do Recife, ABDI e EMPREL vai ser a base no desenvolvimento do programa CORETO

quando fui convidado para assumir a diretoria de impulsionamento de startups na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Cidade do Recife, trouxe um desafio que faz parte de boa parte dos territórios municipais do país: o que é necessário para termos 100 startups com, pelo menos, R$1milhão de faturamento anual?

essa pergunta foi uma das premissas para definir uma jornada de desenvolvimento em busca de uma nova abordagem que avalia os aspectos dos ecossistemas de inovação e, respeitando as características locais, aponta para um conjunto de estratégias focadas na transformação econômica local.

hoje eu vou compartilhar um pouco do que foi apresentado aos participantes do Startup20 que aconteceu em Recife na última quinta, dia 4 de julho. uma edição especial que marca uma nova etapa para os ecossistemas de inovação e, certamente, será chave para o desenvolvimento de startups.

nessa edição extra da kamelo eu quero trazer todos os atores do ecossistema de inovação para a mesma mesa, onde o tema central é: como os atores locais influenciam o surgimento e o desenvolvimento de startups?


os ecossistemas de inovação são elementos estratégicos

Foto: Humberto Leão (https://www.instagram.com/humbertoleao_/)

conexões para revolução empreendedora tecnológica on e off-line, esse é o significado do programa CORETO que será executado a partir de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Empresa Recifense de Informática (EMPREL.

com a recepção da Ingrid Barth, atual presidente da ABStartups, o Startup20 foi palco para o lançamento público do programa que estou na liderança técnica, o CORETO. Ingrid Barth destacou a importância de Recife como ecossistema de inovação, a cidade conhecida como a "veneza brasileira" com uma cultura marcante, história forte e capacidade de desenvolvimento tecnológico.

mas, afinal, qual a proposta do programa CORETO?

cidades como Recife são conhecidas pela relevância do ecossistema de inovação, ao mesmo tempo que há estruturas como o Porto Digital que abria em seu território empresas com faturamento acumulado que passa dos R$5bi, a comunidade de startups não mostra um bom volume de cases de sucesso, frente ao potencial da cidade.

desenvolver uma metodologia que permita realizar uma análise dos ecossistemas de inovação e, entendendo suas características, identificar estratégias municipais que seja suporte na transformação do mercado digital é algo que pode fazer a diferença não só em Recife, mas em centenas de outros municípios pelo país.

desta forma, CORETO é a combinação de método com plataforma capaz de conectar os atores locais em prol do objetivo comum: dar suporte à criação e desenvolvimento acelerado de startups.


por mais que o tema dessa edição não seja uma técnica para desenvolvimento de startups, essa é uma discussão fundamental para pensarmos mais sobre o impacto dos territórios

Compartilhar


transformação com apoio estratégico

Foto: Humberto Leão (https://www.instagram.com/humbertoleao_/). Na imagem: Rafael Fiqueiredo, Sec. da SECTI Recife, Tadeu Alencar, Deputado Federal, João Campos, Prefeito do Recife, Ingrid Barth, Presidente da ABStartups, Ricardo Cappelli, Presidente da ABDI e Bernardo D’Almeida, Presidente da EMPREL.

o convênio entre Prefeitura do Recife, ABDI e EMPREL é elemento fundamental no desenvolvimento do CORETO, uma vez que permite integrar especialistas que irão imergir no ecossistema de Recife, comparando-o com outros territórios nacionais e internacionais para definir uma metodologia replicável.

Ricardo Capelli, presidente da ABDI, falou a importância da promoção da inovação para o Brasil. Ele ressaltou que a prefeitura de Recife é referência nacional em transformação digital e em ações de apoio as(aos) empreendedoras(es) locais. Capelli mencionou várias iniciativas em execução na cidade do Recife, como o envio de notificações de benefícios via WhatsApp, melhorando a vida dos cidadãos. enfatizou que a inovação não é apenas uma vontade, mas uma necessidade para o país, mas que ainda enfrenta limitações fiscais e orçamentárias.

o prefeito João Campos encerrou a fala sobre o convênio destacando a posição do Recife como um dos principais polos de tecnologia e inovação do país. ele mencionou o programa Embarque Digital que já formou centenas de jovens em áreas de tecnologia, transformando a realidade desses jovens profissionais e suas famílias. a transformação digital acelerada pela pandemia trouxe benefícios significativos para a administração pública, como o agendamento da vacinação e a expansão de outros serviços de saúde. a parceria com a ABDI tem foco no lançamento do programa CORETO que conectará problemas públicos e privados a soluções inovadoras, envolvendo startups, universidades e outras capacidades locais.


kamelo

toda segunda cedinho chega uma nova edição da kamelo abordando temas que ajudam na criação e desenvolvimento de startups, tudo feito a partir de experiências, conversas e pesquisas diárias.

🤝 quer criar conteúdo comigo aqui na kamelo? basta responder esse formulário rápido para entender um pouco mais do seu contexto.

🎖️ agora, se você quiser compartilhar o case da sua startup aqui na kamelo, responde esse outro formulário para eu conhecer sua startup.

📱 será ótimo estar conectado contigo no linkedin e no threads!

nos vemos na próxima edição 🤗

1 Comentário
kamelo
papo de kamelo
conversas abertas e diretas sobre o desenvolvimento de startups com quem tem feito a diferença no mercado