kamelo
papo de kamelo
startups podem ter ambiente saudável
0:00
-39:57

startups podem ter ambiente saudável

O ambiente de trabalho nas startups: perspectivas de líderes que estão fazendo a diferença no mercado

antes de começarmos essa edição da kamelo, quero dizer que estou com uma capacitação para investimento anjo em startups, uma jornada baseada nos meus aprendizados acumulados nos últimos 10 anos com mais de 1.200 startups analisadas e mais de R$10 milhões em investimentos gerados. se você quer investir ou já investe em startups, essa capacitação é para você… e, assinantes da kamelo terão 50% de desconto com o código KAMELONEWS nas compras até amanhã, vai perder?

agora vamos ao assunto de hoje, algo que é fundamental ser discutido com profundidade e seriedade: a qualidade no ambiente de trabalho das startups. e para termos um melhor entendimento sobre esse assunto, nada melhor que ouvir a experiência de 4 empreendedores que estão fazendo a diferença no mercado!

a kamelo é uma newsletter e podcast de produção independente, seu apoio é fundamental para manter e evoluir os conteúdos, então considere apoiar a kamelo a partir do valor de um cafezinho por mês

apoie a kamelo


a liderança é crucial no ambiente de trabalho

todos os nossos convidados concordaram: o papel da liderança é fundamental na criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Carolina Kia enfatizou que "o papel da organização é criar um ambiente saudável com as ferramentas corretas para que a pessoa consiga desempenhar o seu melhor".

nesse papo de hoje, trouxe insights valiosos compartilhados por Carolina Kia (CEO da BUD), Felipe Ferreira (CEO da ProEsc), João Zanocelo (co-fundador da Bossabox) e Carine Roos (fundadora da NEWA).

sobre a construção de um ambiente mais saudável, que permita uma melhor relação entre as startups e seu time de colaboradores, identificamos que:

  • a BUD utiliza metodologias como OKRs para alinhar times e definir prioridades claras.

  • a ProEsc implementou uma "carreira em Y", permitindo que colaboradores sigam trilhas técnicas ou de liderança.

  • a Bossabox foca no equilíbrio entre saúde mental e geração de resultados.

  • a NEWA trabalha para criar ambientes mais humanizados e inclusivos.


topa me ajudar a falar para mais pessoas? compartilhe essa edição para que esse tema alcance mais pessoas interessadas em como desenvolver melhores startups

Compartilhar


o desafio da liderança

liderar negócios inseridos em ambientes de incerteza e ligado a mercados dinâmicos não é trivial.

esse desafio é enfrentado de formar diferentes pelos quatro contextos que conversamos, vale a pena entender que cada ambiente pode ser impacto de acordo com suas características e capacidades:

  1. BUD: posicionamento de mercado, diferenciando-se de soluções tradicionais de bem-estar.

  2. ProEsc: barreiras geográficas e de conectividade no Amapá que impulsionou a consolidação de uma comunidade de startups.

  3. Bossabox: educação do mercado sobre o modelo de "display de recursos" e trabalho remoto.

  4. NEWA: adaptação pós-pandemia e redução de verbas para desenvolvimento e diversidade.

o que podemos esperar do futuro do ambiente de trabalho?

a visão de futuro sobre o ambiente de trabalho está relacionado a aspectos combinados com os objetivos de negócio, as dinâmicas de mercado e até a localização que startup está, mas alguns pontos são comuns:

  • adaptabilidade: Carolina Kia ressalta a importância de ciclos curtos de teste e aprendizado.

  • trabalho híbrido: Felipe Ferreira aposta na expansão de talentos além das fronteiras geográficas.

  • flexibilidade: João Zanocelo vê o trabalho remoto como um paradigma que veio para ficar.

  • liderança humanizada: Karine Roos enfatiza a necessidade de líderes mais compassivos e conscientes.


o que fica dessa conversa

o ambiente de trabalho nas startups está em constante evolução. a chave para o sucesso parece estar na criação de culturas adaptáveis, inclusivas e centradas no ser humano, sempre com um olho nos resultados e outro no bem-estar dos colaboradores.

pergunta final: como você está preparando sua startup para essas mudanças no ambiente de trabalho? compartilhe suas ideias conosco e fique atento à próxima edição, onde continuaremos explorando temas cruciais para o ecossistema de startups!

Deixe um comentário


kamelo

essa é uma edição especial da kamelo abordando temas que ajudam na criação e desenvolvimento de startups, tudo feito a partir de experiências, conversas e pesquisas diárias.

🤝 quer criar conteúdo comigo aqui na kamelo? basta responder esse formulário rápido para entender um pouco mais do seu contexto.

🎁 quer apoiar a kamelo? você pode fazer isso pelo preço de um cafezinho por mês.

🎖️ agora, se você quiser compartilhar o case da sua startup aqui na kamelo, responde esse outro formuláriopara eu conhecer sua startup.

📱 será ótimo estar conectado contigo no linkedin e no threads!

nos vemos na próxima edição 🤗

Discussão sobre este podcast

kamelo
papo de kamelo
conversas abertas e diretas sobre o desenvolvimento de startups com quem tem feito a diferença no mercado