kamelo
papo de kamelo
papo de kamelo #001 | a ascensão dos kamelos depois dos unicórnios
0:00
-14:36

papo de kamelo #001 | a ascensão dos kamelos depois dos unicórnios

episódio 1 de 4

👋  olá, Luiz aqui! bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, newsletter gratuita e independente para tratar assuntos relevantes para quem está lançando ou desenvolvendo startups! toda segunda e quinta publico uma nova edição, para não perder as próximas, te convido a assiná-la aqui 👇


chegou a hora dos kamelos

depois de uma avalanche de comentários sobre o que é esperado para o cenário das startups com a retração esperada no modelo de investimento consolidado nos últimos anos, o termo kamelo começou a ser usado pro muita gente… será que agora minha newsletter vai bombar?


além do áudio de hoje

o que são startups kamelo?

esta é a parte 1 das 4 que separei para a primeira série do papo de kamelo 🎉 focada em tratar desse termo que faz parte da minha jornada no ecossistema de startups desde 2011 e que se tornou trend topic nas redes, mas que sempre fez sentido.

mas, afinal, o que faz uma startup kamelo?

o termo surge como uma "via paralela" ao contexto dos unicórnios e outros animais imaginários atribuídos às startups que atingem valores astronômicos de mercado.

uma startup é chamada de unicórnio quando ultrapassa o valor de US$ 1 bilhão em valor de mercado, isso se tornou um "marco" na jornada das startups, inicialmente no Vale do Silício e difundido globalmente… até ai problema nenhum.

o problema acontece quando o interesse em valorizar a empresa se torna um objetivo maior que o de construir um negócio com modelo comercial minimamente viável. aqui a busca por investimento e as longas negociações sobre o equity e, consequentemente, o valor projetado da startup.

e se… sua startup não captar grandes quantias financeiras? o que você fará?

enquanto há empreendedoras(es) que tem como drive de crescimento a capacidade de captação financeira, há empreendedoras(es) que entendem a importância de construir um modelo de negócio que projeta rentabilidade e lucratividade, mesmo que a jornada tenha um crescimento mais "lento", porem eficiente.

os kamelos surgem como reflexo das startups que conseguem sobreviver ao deserto da jornada, com pouco recurso e muita capacidade de realizar grandes deslocamentos.

na definição da news ao comparo quatro elementos que diferenciam a essência das startups que querem entrar na corridas dos unicórnios e a jornada dos kamelos, vou relembrar esses elementos:

  1. crescimento: para os unicórnios o crescimento precisa ser exponencial, justificando o fator de sucesso. para os kamelos o crescimento é baseado nos resultados financeiros conquistados no mercado;

  2. cultura: para unicórnios a cultura de trabalho é mais agressiva e voltada à busca da alta performance, mesmo que isso comprometa a estrutura de custos, já nas kamelos a cultura é pensada pela resiliência, focada em tirar o melhor das pessoas pelo engajamento, mesmo com uma estrutura mais enxuta;

  3. métricas: as métricas, nos unicórnios, são pensadas primeiro para o crescimento no valor da empresa como impacto no mercado, nos kamelos elas apontam para o suporte de um serviço de qualidade, prezando pela captação e retenção de clientes;

  4. financeiro: para os unicórnios a captação financeira é para "queimar" rápido, diminuindo o cash flow para alcançar resultados mais rápido, nos kamelos o objetivo é usar as captações para projetar crescimento consistente, extendendo o cash flow para tirar o máximo dele.

ter uma startup kamelo é uma escolha de quem está empreendendo, é uma decisão estratégica sobre o direcionamento que será dado ao negócio ao longo da sua jornada.

abrindo abas


sabe quem vai se interessar por esse tema? envia para seus contatos, grupos ou redes. vamos nos conectar com mais pessoas!

Share


obrigado por ter lido!

antes de fechar essa página, deixa uma avaliação sobre essa edição 🤗

avalie essa edição

ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho

1 Comentário
kamelo
papo de kamelo
conversas abertas e diretas sobre o desenvolvimento de startups com quem tem feito a diferença no mercado