👋 olá, Luiz aqui! bem-vinda(o) a mais uma edição da kamelo, minha newsletter gratuita e independente para tratar assuntos relevantes para quem está lançando ou desenvolvendo startups! toda segunda e quinta publico uma nova edição, então para não perder as próximas, te convido a assiná-la aqui 👇
alguns avisos:
parte 1 do papo de kamelo
te convido para nosso canal no discord
e para ouvir o podcast "papo de kamelo”
o produto que [realmente] importa
por melhor que seja nossa capacidade de produzir software, um bom produto sempre será aquele que conseguir entregar a melhor combinação entre funcionalidades, experiências e fluxos que façam sentido.
criando produtos aderentes ao mercado…
o produto da sua startup nasce no dia que você resolve lançar algo novo no mercado. ele será buscado desde as primeiras validações para identificar a relevância de um certo problema de mercado ou no desenvolvimento de uma nova oportunidade.
antes de construir um primeiro produto, seu objetivo será construir uma proposta de solução que combine um conjunto de funcionalidades, experiências e fluxos para criar uma percepção de valor no mercado.
para validar a solução e aumentar a assertividade do produto inicial, você pode criar protótipos que testar os elementos e listar a priorização do MVP.
com isso você terá os dados necessários para implementar essa combinação mínima de funções, formas e fluxos para tangibilizar um produto que resolva o foco do problema identificado e validado com o mercado.
o papel dos produtos é:
facilitar a experimentação do produto pelas early adopters;
gerar uma percepção de valor no mercado;
gerar resultado real nas mãos de usuárias e|ou clientes;
medir o impacto dele no contexto.
com isso, a aderência do produto é medida pela combinação entre os resultados gerados no mercado e o grau de aceitação das early adopters (volume qualitativo de pessoas com maior interesse em testar o produto primeiro).
por isso a importância de criar e manter uma rotina de validação e interação contínua com o mercado, mantendo o alinhamento entre o que demandam com o que percebem de benefício no produto… apontando para as melhores estratégias de validação.
o que ter em mente nesse processo de criação e evolução de produto:
acompanhamento das tendências de mercado que mostram os comportamentos de consumo;
criar um ciclo de execução que permita medir resultados chave, revisando-os para estabelecer estratégias de evolução.
está gostando do papo de kamelo? envia para teus contatos, grupos e redes sociais para que possamos falar sobre produtos aderentes ao mercado para mais pessoas 🤗
obrigado por ter lido!
antes de fechar essa página, deixa uma avaliação sobre essa edição 🤗
ah! se você tem gostado da kamelo e quer ver a news crescer, agora você pode me pagar um café para que possa investir mais nos conteúdos, basta clicar no cafezinho
papo de kamelo #002 | startups com produtos aderentes ao mercado